sábado, 28 de setembro de 2013

Mensagens Espíritas / espiritualistas





Obsessões e possessões 
 Pululam em torno da Terra os maus Espíritos, em consequência da inferioridade moral de seus habitantes. A ação malfazeja desses Espíritos é parte integrante dos flagelos com que a Humanidade se vê a braços neste mundo. A obsessão, que é um dos efeitos de semelhante ação, como as enfermidades e todas as atribulações da vida, deve, pois, ser considerada como provação ou expiação e aceita com esse caráter.
833. Chama-se obsessão à ação persistente que um Espírito mau exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diferentes, que vão desde a simples influência moral sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais. Ela oblitera todas as faculdades mediúnicas. Na mediunidade audiente e psicográfica, traduz-se pela obstinação de um Espírito em querer manifestar-se, com exclusão de qualquer outro.
834. Assim como as enfermidades resultam das imperfeições físicas que tornam o corpo acessível às perniciosas influências exteriores, a obsessão decorre sempre de uma imperfeição moral, que dá ascendência a um Espírito mau. A uma causa física, opõe-se uma força física; a uma causa moral é preciso que se contraponha uma força moral. Para preservá-lo das enfermidades, fortifica-se o corpo; para garanti-la contra a obsessão, tem-se que fortalecer a alma; donde, para o obsidiado, a necessidade de trabalhar por se melhorar a si próprio, o que, as mais das vezes, basta para livrá-lo do obsessor, sem o socorro de terceiros.
835. Necessário se torna esse socorro quando a obsessão degenera em subjugação e em possessão, porque nesse caso o paciente não raro perde a vontade e o livre-arbítrio.
836. Quase sempre a obsessão exprime vingança tomada por um Espírito e cuja origem frequentemente se encontra nas relações que o obsidiado manteve com o obsessor, em precedente existência.
837. Nos casos de obsessão grave, o obsidiado fica como que envolto e impregnado de um fluido pernicioso, que neutraliza a ação dos fluidos salutares e os repele. É desse fluido pernicioso que importa desembaraçá-lo. Mas um fluido mau não pode ser eliminado por outro igualmente mau. Por meio de ação idêntica à do médium curador, nos casos de enfermidade, preciso se faz expelir um fluido mau com o auxílio de um fluido melhor.
838. Nem sempre, porém, basta essa ação mecânica; cumpre, sobretudo, atuar sobre o ser inteligente, ao qual é preciso se possua o direito de falar com autoridade, que, entretanto, falece a quem não tenha superioridade moral. Quanto maior esta for, tanto maior também será aquela.
839. Mas ainda não é tudo: para assegurar a libertação da vítima, indispensável se torna que o Espírito perverso seja levado a renunciar aos seus maus desígnios; que se faça que o arrependimento desponte nele, assim como o desejo do bem, por meio de instruções habilmente ministradas, em evocações particularmente feitas com o objetivo de dar-lhe educação moral. Pode-se então ter a grata satisfação de libertar um encarnado e de converter um Espírito imperfeito.
840. O trabalho se torna mais fácil quando o obsidiado, compreendendo a sua situação, para ele concorre com a vontade e a prece. Outro tanto não sucede quando, seduzido pelo Espírito que o domina, se ilude com relação às qualidades deste último e se compraz no erro a que é conduzido, porque, então, longe de a secundar, o obsidiado repele toda assistência. É o caso da fascinação, infinitamente mais rebelde sempre do que a mais violenta subjugação.
841. Em todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso meio de que se dispõe para demover de seus propósitos maléficos o obsessor.





A cura da obsessão segundo Allan kardec
A cura das obsessões graves requer muita paciência,perseverança e devotamento.
Exige também tato e habilidade,a fim de encaminhar para o bem Espíritos muitas vezes perversos,endurecidos e astuciosos,porquanto há-os rebeldes ao extremo.Na maioria dos casos,temos de nos guiar pelas circunstâncias.Qualquer que seja,porém o caráter do Espírito,nada se obtém,é isto um fato incontestável pelo constrangimento ou pela ameaça.Toda influência reside no ascendente moral.
Outra verdade igualmente comprovada pela experiência tanto pela lógica,é a completa ineficácia dos exorcismos,fórmulas,palavras sacramentais,amuletos,talismãs,práticas exteriores,ou quaisquer sinais materiais.
A obsessão muito prolongada pode ocasionar desordens patológicas e reclama,por vezes,tratamento simultâneo ou consecutivo,quer magnético,quer médico,para estabelecer a saúde do organismo.
Destruida a causa,resta combater os efeitos.


(veja-se:O Livro dos Médiuns,seg,parte,cap:23-"Da obsessão".-Revue Spirite,fevereiro e março de 1864:exemplos de curas e obsessões.)

(Extraido de "O Evangelho Segundo o Espiritismo"cap.28-FEB)



MEDITAÇÃO DO NATAL

Senhor Jesus!
Ante o Natal, brilhando renascente,
Recordo-te a promessa, em sentido profundo:
"E crede que estarei convosco eternamente
Até o fim dos séculos no mundo"...

Por isso creio com razão, Senhor,
Que ninguém mais consegue ignorar-te,
Ao ver-te as manifestações de imenso amor,
Refulgindo e atuando em toda parte.

Chegaste ao mundo sem quaisquer brasões.
Sem violência, sem púrpura, sem guerra
E transformaste povos e nações,
Mostrando as leis da vida sobre a Terra.

Revelas, entre os homens, dia a dia,
Iluminando os cérebros que irmanas,
O caminho da paz e da alegria
Pela sublimação das leis humanas.

Deste à fraternidade vasto acesso,
Traçando a estrada para a vida sã,
E acentuaste as luzes do progresso
Nas vantagens de agora e de amanhã.

Vieste do esplendor que reina no mais Alto,
Guiando o mundo à evolução divina,
Da charrua ao trator. Da vereda ao asfalto,
Do artesanato rude ao fulgor da oficina.

Conhecemos na Terra a tua força augusta,
Permaneces em tudo, aqui e ali,
Entretanto, nutrindo indiferença injusta,
Creio ainda, Jesus , que não fomos a ti.



Impele-nos, Senhor, em teu ensino eleito
A esquecer, para sempre, o orgulho frio e vão,
Queremos destrancar os recessos do peito,
A fim de abrir-te o próprio coração.


( MARIA DOLORES e Chico Xavier )




Súplica de Natal

Carmen Cinira
 Senhor, Tu que deixaste a rutilante esfera
em que reina a beleza e em que fulgura a glória,
acolhendo-Te, humilde, à palha merencória
do mundo estranho e hostil em que a sombra ainda impera!
Tu que por santo amor deixaste a primavera
da luz que Te consagra o poder e a vitória,
enlaçando na Terra o inverno, a lama e a escória
dos que gemem na dor implacável e austera...
Sustenta-me na volta à escura estrebaria
da carne que me espera em noite rude e fria,
para ensinar-me agora a senda do amor puro!...
E que eu possa em Teu nome abraçar, renovada,
a redentora cruz de minha nova estrada,
alcançando contigo a ascensão do futuro.

XAVIER, Francisco Cândido pelo Espírito Carmen  Cinira  
Livro Antologia Mediúnica do Natal.




Nos dias difíceis
Nos dias difíceis, reflete nos outros dias difíceis que já se foram.
Depois de atravessados transes e lutas que supunhas insuperáveis, não soubeste explicar a ti mesmo de que modo os venceste e de que fontes hauriste as forças necessárias para te sustentares e refazeres, durante e depois das refregas sofridas. 

Viste a doença no ente amado assumir gravidade estranha e sem que lograsses penetrar o fenômeno em todos os detalhes, surgiu a medicação ou a providência ideais que a arrebataram da morte.

Experimentaste a visitação do desânimo, à frente dos obstáculos que te gravaram a vida, mas sem que te desses conta do amparo recebido, largaste o desalento das trevas e regressaste à luz da esperança.

Crises do sentimento que se te afiguravam invencíveis, pelo teor de angústia com que te alcançaram o imo da alma, desapareceram como por encanto sem que conseguisses definir a intervenção libertadora que te restituiu à tranqüilidade.

Sofreste a ausência de seres imensamente queridos, chamados pela desencarnação, por tarefas inadiáveis, a outras faixas de experiência. No entanto, sem que dependesses qualquer esforço, outras almas abençoadas apareceram, passando a nutrir-te o coração com edificante apoio afetivo.

Tudo isso, entretanto, sucedeu porque persististe na fé, aguardando e confiando, trabalhando e servindo, sem te entregares à deserção ou à derrota, ofertando ensejo à Bondade de Deus para agir em teu benefício.

Nas dificuldades em andamento, considera as dificuldades que já venceste e compreenderás que Deus, cujo infinito amor te sustentou ontem, sustentará também hoje.

Para isso, porém, é imperioso permanecermos fiéis ao cumprimento de nossas obrigações, de vez que a paciência, no centro delas, é o dom de esperar por Deus, cooperando com Deus sem atrapalhar.


Chico Xavier - Emmanuel



A ORAÇÃO DO HORTO

Depois do ato de humildade extrema, de lavar os pés de todos os discípulos, Jesus retomou o lugar que ocupava à mesa do banquete singelo e, antes de se retirarem, elevou os olhos ao céu e orou assim, fervorosamente, conforme relata o Evangelho de João:

— Pai santo, eis que é chegada a minha hora! Acolhe-me em teu amor, eleva o teu filho, para que ele possa elevar-te, entre os homens, no sacrifício supremo. Glorifiquei-te na Terra, testemunhei tua magnanimidade e sabedoria e consumo agora a obra que me confiaste. Neste instante, pois, meu Pai, ampara-me com a luz que me deste, muito antes que este mundo existisse!...
E fixando o olhar amoroso sobre a comunidade dos discípulos, que, silenciosos, lhe acompanhavam a rogativa, continuou:

— Manifestei o teu nome aos amigos que me deste; eram teus e tu mos confiaste, para que recebessem a tua palavra de sabedoria e de amor. Todos eles sabem agora que tudo quanto lhes dei provém de ti! Neste instante supremo, Pai, não rogo pelo mundo, que é obra tua e cuja perfeição se verificará algum dia, porque está nos teus desígnios insondáveis; mas, peço-te particularmente por eles, pelos que me confiaste, tendo em vista o esforço a que os obrigará o Evangelho, que ficará no mundo sobre os seus ombros generosos. Eu já não sou da Terra; mas rogo-te que os meus discípulos amados sejam unidos uns aos outros, como eu sou um contigo! Dei-lhes a tua palavra para o trabalho santo da redenção das criaturas; que, pois, eles compreendam que, nessa tarefa grandiosa, o maior testemunho é o do nosso próprio sacrifício pela tua causa, compreendendo que estão neste mundo, sem pertencerem às suas ilusórias convenções, por pertencerem só a ti, de cujo amor viemos todos para regressar à tua magnanimidade e sabedoria, quando houvermos edificado o bom trabalho e vencido na luta proveitosa. Que os meus discípulos, Pai, não façam da minha presença pessoal o motivo de sua alegria imediata; que me sintam sinceramente em suas aspirações, a fim de experimentarem o meu júbilo completo em si mesmos. Junto deles, outros trabalhadores do Evangelho despertarão para a tua verdade, O futuro estará cheio desses operários dignos do salário celeste. Será, de algum modo, a posteridade do Evangelho do Reino que se perpetuará na Terra, para glorificar a tua revelação! Protege-os a todos, Pai! Que todos recebam a tua bênção, abrindo seus corações às claridades renovadoras! Pai justo, o mundo ainda não te conheceu; eu, porém, te conheci e lhes fiz conhecer o teu nome e a tua bondade infinita, para que o amor com que me tens amado esteja neles e eu neles esteja!
Humberto de Campos e Chico Xavier







Causas anteriores das aflições


Bem aventurados os que choram, pois que serão consolados
Bem aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados.
Bem aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus. (Mateus, cap. V. vv. 5, 6 e 10)
Se há males nesta vida cuja causa primária é o homem, outros há também aos quais, pelo menos na aparência, lhe é completamente estranho e que parecem atingi-lo como por fatalidade. Tal, por exemplo, a perda de entes queridos e a dos que são o amparo da família. Tais, ainda, os acidentes que nenhuma previsão poderia impedir; os reveses da fortuna, que frustram todas as precauções aconselhadas pela prudência; os flagelos naturais, as enfermidades de nascença, sobretudo as que tiram a tantos infelizes os meios de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades,
a idiotia, o cretinismo, etc.
Os que nascem nessas condições, certamente nada hão feito na existência atual para merecer, sem compensação, tão triste sorte, que não podiam evitar, que são impotentes para mudar por si mesmos e que os põe à mercê da comiseração pública. Por que, pois, seres tão desgraçados, enquanto, ao lado deles, sob o mesmo teto, na mesma família,
outros são favorecidos de todos os modos?
Que dizer, enfim, dessas crianças que morrem em tenra idade e da vida
só conheceram sofrimentos? Problemas são esses que ainda nenhuma filosofia pôde resolver, anomalias que nenhuma religião pôde justificar e que seriam a negação da bondade, da justiça e da providência de Deus,
se se verificasse a hipótese de ser criada a alma ao mesmo tempo que
o corpo e de estar a sua sorte irrevogavelmente determinada após a permanência de alguns instantes na Terra. Que fizeram essas almas, que acabam de sair das mãos do Criador, para se verem, neste mundo, a braços com tantas misérias e para merecerem no futuro uma recompensa ou uma punição qualquer, visto que não hão podido praticar
nem o bem, nem o mal?
Todavia, por virtude do axioma segundo o qual todo efeito tem uma causa, tais misérias são efeitos que hão de ter uma causa e, desde que se admita um Deus justo, essa causa também há de ser justa. Ora, ao efeito sempre precedendo a causa, se esta não se encontra na vida atual, há de ser anterior a essa vida, isto é, há de estar numa existência precedente.
Por outro lado, não podendo Deus unir alguém pelo bem que fez, nem pelo mal que não fez, se somos punidos, é que fizemos o mal;
se esse mal não o fizemos na vida presente, tê-lo-emos feito noutra.
E uma alternativa a que ninguém pode fugir e em que a lógica decide
de que parte se acha a justiça de Deus.
O homem, pois, nem sempre é punido, ou punido completamente, na sua existência atual; mas não escapa nunca às consequências de suas faltas.
A prosperidade do mau é apenas momentânea; se ele não expiar hoje, expiará amanhã, ao passo que aquele que sofre está expiando o seu passado. O infortúnio que, à primeira vista, parece imerecido tem sua razão de ser, e aquele que se encontra em sofrimento pode sempre dizer:
"Perdoa-me , Senhor, porque pequei".
Allan Kardec 



Algo para nós
Não digas que a grandeza de Deus te dispensa do bem a realizar.
Deus é a luz do Universo, mas podes acender uma vela e clarear o caminho para muita gente dentro da noite.
Deus é o amor, entretanto, onde a necessidade apareça, aguardas o privilégio de oferecer a migalha de socorro que comece a restaurar o equilíbrio da vida.
Lembremo-nos de que Deus pode fazer tudo, mas reservou-nos  algo para realizar por nós mesmos, de modo a sermos dignos de seu nome.

Emmanuel e Chico Xavier do Livro Resposta


Fácil e difícil
Fácil amontoar. 
Difícil distribuir. 
Fácil falar. 
Difícil fazer. 
Fácil arrasar. 
Difícil construir. 
Fácil reprovar. 
Difícil compreender. 
Fácil acomodar. 
Difícil realizar. 
Fácil ganhar.
Difícil ceder.
Fácil crer.
Difícil discernir.
Fácil ensinar.
Difícil exemplificar.
Fácil sofrer.
Difícil aproveitar.
Qualquer pessoa, de qualquer condição, pode fazer o que é fácil; entretanto, efetuar o que é difícil pede noção de responsabilidade e burilamento íntimo. É por esse motivo que o Espiritismo, sendo em si mesmo a doutrina da fé raciocinada, para que se cumpra o imperativo evangélico do "a cada um segundo as suas obras", reclama o combustível do serviço individual, para que brilhe, em cada um de nós, o facho da educação.

Albino Teixeira e Chico xavier


SAUDADE
Ante aos mortos queridos,
Faze o silêncio e ora.
Ninguém pode apagar
A chama da saudade.
Entretanto se choras,
Chora fazendo o bem.
A morte para a vida
É apenas mudança.
A semente no solo
Mostra a ressurreição.
Todos estamos vivos
Na presença de Deus...
Emmanuel

Chico Chavier




A queda
Não esperavas, mas caíste.
Caíste e sofres, porquanto te supunhas inatingível...
Agradece, contudo, a queda que te faz abrir os olhos para a realidade da vida.
Não desperdices energias, lamentando...
Agora, vês tudo por um prisma diferente.
Reformulaste antigos conceitos.
Entesouraste a compreensão, principalmente no que se refere às fraquezas alheias.
Adquiriste uma parcela maior de humildade.
Estás mais sensível às necessidades do próximo.
Reconheces, afinal, o valor do perdão.
Permitir a tua queda, foi o recurso que a Divina providência encontrou a fim de disciplinar-te o coração em prazo mais curto, para que não viesse a te suceder coisa pior.

Irmão José e Carlos Bacceli, do Livro Juntos Venceremos


A igreja em casa, o culto cristão no lar
Do culto cristão no lar
Nasce a fonte cristalina
De bênçãos da paz divina,
De dons da Divina Luz!...
Nele aprendemos a amar
A dor, a luta, a alegria
E a iluminar cada dia
Na inspiração de Jesus.

Cultiva em teu doce abrigo
A sublime sementeira
Que te guarda a vida inteira
No amor, na consolação...
Sentirás, então, contigo,
Sobre a crença que te abrasa
O Evangelho vivo em casa
E o Mestre no coração.
                                     João de Deus e Chico Xavier, do livro Nosso Livro




A escora infalível
Quando estiveres sob o eclipse total da esperança, não te deixes vencer pela sombra.
Segue adiante fazendo o bem que possas.
É possível que pedras e espinhos te firam a estrada, quando estejas tateando na escuridão. Conserva, porém a serenidade e a coragem, porque os agentes contrários à tua marcha são elementos que te analisam as conquistas de  humildade e paciência.
Sofre, mas serve e segue.
Se te falharam todos os recursos de proteção do mundo, não te esqueças de que tens contigo a escora infalível de Deus

                                                                             Emmanuel e Chico Xavier 




A coroa de espinhos
Contam que, após o Dia do Calvário,
 Ao retornar ao monte em que Jesus,
O Filho Amado, envolto em grande luz,
Expirava tranqüilo e solitário,

Maria, na esperança que conduz
De amenizar a dor do seu fadário,
Procurava no místico cenário
O que restava d’Ele, além da cruz...

No chão, que percorria passo a passo,
Eis que vislumbra, num pequeno espaço,
Algumas rosas que ninguém colhera...

É que, arrancada à fronte do Senhor
E esquecida no solo abrasador,
A coroa de espinhos florescera!
Aura celeste

Carlos Baccelli do Livro Jardim de Estrelas


A Caridade
Glorificada seja onde fores,
Mãos que te fazem o sol, apoio e ninho
Para todos os tristes do caminho,
 Mão que recorda um lírio aberto às dores...

Mão generosa, mão em que adivinho
A mensagem de Cristo em resplendores
Mãos que converte lágrimas em flores,
Deus te abençoe os gestos de carinho.

Nunca enxerguei a forma de teu culto,
Fito-te a luz que passa e enquanto exulto
Vejo que o mundo se aprimora ao vê-la!

Caridade! És o dom que nos irmana,
Amor de Deus na inteligência humana
Uma estrela engastada noutra estrela!

Auta de Souza e Chico Xavier

Do livro Esperança e Vida


É preciso falar de amor

É preciso falar de amor para que o ódio, assim, diminua nos corações.
É preciso falar de amor para que as guerras tenham fim.
É preciso falar de amor para que as doenças sejam curadas, a vida refloresça, a paz se estabilize e o sol brilhe, novamente.
Para que os velhinhos sorriem, as crianças brinquem, os animais corram, as aves voem, a água flua, é preciso falar de amor.
Não tenha medo de falar de amor, porque mais cedo ou mais tarde, nossas vozes clamarão por falar de amor.
Não haverá mudanças se não se falar de amor.
A violência só aumentará se não se falar de amor.
Todos os dias, a toda hora, a todo momento se pode falar de amor, se você quiser.
As lágrimas são as linguagens do amor.
O sorriso é o contentamento do coração, que fala de amor.
A brisa que refrega nossos rostos é sinal de amor.
A chuva que banha nossos corpos e sacia nossa sede é um ato de amor.
É impossível viver sem amor, pois o amor é vida.
Por mais que alguém tente disfarçar, não dá, ele acaba falando um pouco de amor.
Quando o seu cão faz festa ao te ver, ele está falando de amor.
Quando os pássaros cantam, fora da gaiola, estão louvando a Deus, por amor.
Quando uma criança dorme em seus braços é porque ela sabe que você tem amor por ela; e ela confia nesse amor.
As mãos que praticam crimes estão pedindo amor.
O irmão que se encontra preso em uma cadeia, nas drogas ou em seus vícios, clama por amor.
As feridas do coração pedem somente por um toque de amor.
Ele, o amor, é a chave bendita que abre as portas do mais rebelde coração.
A coroa de espinhos é a força do amor, de um homem que viveu por amor, simplesmente por amor, e que nos pediu que nos amássemos.
É por tudo isso e por muito mais que é preciso que se fale de amor, ou deixar que o amor fale por nós.



Maria
Maria é mãe de amor, de todos nós, e um exemplo. Para aqueles que pensam que ser mãe é tarefa fácil, pense em Maria, pense em jesus...

 Lembre-se de mim

Eu sou aquele que dividi a história em duas épocas: Antes e depois. E muito mais que isso, dediquei meu tempo e doei todo amor à humanidade. E antes de qualquer coisa quero lhe dizer que depois de tudo que aconteceu, eu continuo amando aqueles que meu Pai me deu.
   Estou presente em todos os quartos de hospitais, presídios, órgãos públicos,  asilos, orfanatos,  templos religiosos, nas casas, só que muitos não me deixam entrar em seus corações.
    Estou na brisa que refrega seu rosto, no movimento das ondas do mar, no afeto dos animais, no abraço fraterno, no gesto carinhoso e no brilho do sol.
    Meus braços estão sempre abertos, mas de nada adianta se os seus não estiverem também.
    O sorriso da criança é minha mensagem de paz à você.
   O brilho das estrelas é um recado do Pai dizendo que lá no Alto tudo é diferente.
   A lua que  encanta é para mostrar que no meio da noite há luz, também.
   O verde das árvores é esperança que renova.
   A morte é renovação para a vida.
  As doenças são sinais de alerta.
  A dor é oportunidade de resgate e aprendizado.
  As guerras advêm da falta de tolerância.
  O ódio vem das emoções mal trabalhadas.
  A fome ocorre porque alguns desperdiçaram e outros desperdiçam.
  A luz banha aquele que deseja iluminar-se.
  A cura se dá com aquele que tem fé e se propõe a novos ideais.
 Eu não posso fazer tudo por você, mas posso fazer de tudo para você; e tenho feito.
  Quando Nicodemos procurou-me naquela noite e eu lhe disse que era necessário nascer de novo, de água e espírito, foi para explicar-lhe que as leis de Meu Pai são sábias, justas e amorosas. Ela coloca cada um dentro das circunstâncias apropriadas, e o espírito, sem nascer e renascer, não as compreende, e se não as compreender não haverá como vivenciá-las e se não vivenciá-las não há com assimilá-las. E somente assimila aquele que é capaz de amar, mesmo quando não é amado. Por isso é que sempre recomendei o amor.
    Quando lhe faltarem forças: Levante-te e anda-te.
    Quando o medo surgir: Prossiga.
   Quando te perseguirem: Orai por todos.
   Quando te agredirem: Ofereça a outra face.
   Quando a incerteza despontar: O mar vai se acalmar.
   Quando chorares: Bem aventurados aqueles que sofrem...
   Enquanto me virem e mantiverem-me em uma cruz, não poderei fazer muita coisa porque eu preciso de sua mão estendida para que segure a minha. Não posso te carregar nos braços, mas posso te abraçar e seguir junto com você.
    Nada foge do controle de Meu Pai; do Pai Nosso, que está nos Céus e em toda parte...
    Por tudo isso e muito mais  lembre-se sempre de mim porque eu jamais me esqueço de você.
                            Autoria: Sidney



PRECE PARA A HUMANIDADE
Senhor Jesus, que eu não desperdice comida em minha casa para que ela não falte a outras pessoas.
Que eu não desperdice água para que outros possam desfrutar dessa preciosidade.
Que eu tenha apenas as roupas necessárias e não tenha preocupações em encher meu guarda roupa, alimentando uma vaidade e um consumismo desnecessário e comprometedor.
Que eu ore todos os dias por esses pequeninos que sofrem.
Que meu conceito de família possa ser ampliado para que eu veja todos como meus irmãos.
Que nossos governantes saiam de trás das mesas e comecem a olhar a vida e a situação desses que sofrem, e que em vez de viajar, desperdiçando nosso dinheiro suado ou fazendo obras desnecessárias, eles façam algo de útil e humanitário para todos.
Que quando eu votar, eu procure observar, antes de mais nada, se aquele que eu estou votando é bom pai, bom filho, bom esposo, bom cidadão, bom amigo e se preocupa com a dignidade de um povo.
Que os empresários paguem um salário justo, sem escravizar seus funcionários, e que possam entender que amanhã terão que prestar contas de tudo que fizeram.
Que nossos médicos sejam fraternos e não negociantes de medicina.
Que eu deixe de lado minhas preocupações fúteis e encontre tempo para aliviar a dor de alguém e não me preocupe apenas com meus pobres interesses.
Que a Copa do Mundo seja substituída por ações que vão acabar com a fome e a miséria de nosso planeta.
Que o mercantilismo esportivo seja substituído pelo esporte e que eu aprenda a mudar de canal ou desligar minha TV.
Que a religião seja para levar paz, esclarecimento, verdade e não uma negociata e um meio de se ter ou ganhar mais dinheiro.
Que possamos abrir nossos olhos para enxergarmos os falsos profetas e charlatões.
Que nossos relacionamentos de amizade, namoro, casamentos sejam construídos pelos laços do coração e não pelos nós do interesse materialista e mercenário, onde nos tornamos ou fazemos do outro uma mercadoria depreciável, vendável e descartável.
Que eu seja profissional sem me corromper.
Que possamos dividir o que temos para que imagens tristes e decadentes não façam parte de nossos meios de comunicação.
Senhor, que as leis possam ser cumpridas, que juízes não se vendam, advogados não se corrompam, autoridades tenham moralidade para que, assim, a paz se estabeleça.
Que os artistas divulguem em seus Facebooks, Orkuts, Sites e afins, ações comunitárias, fotos e frases de reflexão e não apenas a mediocridade de suas vaidades e personalismos.
E que nós, anônimos, paremos com essa idolatria e saibamos apoiar o artista solidário e íntegro.
Que as Universidades e escolas formem cristãos, além de intelectuais.
Que as músicas tenham romantismo e não pornografia, filantropia e não egoísmo, solução e não só crítica.
Que saibamos amar nossa mãe natureza.
Que a televisão mostre que vale a pena amar.
E acima de tudo, Senhor, peço-te que saibamos amar assim como o Senhor, um dia, nos amou.



As atitudes que melhoram a vida em família
1-     Comunique-se abertamente com os seus familiares e trate sem preconceitos de todos os assuntos que preocupam a eles.
2-     Sorria para os seus entes queridos, porque o seu sorriso expressa a sua satisfação, cordialidade e amabilidade.
3-      Seja prestativo e colabore nos afazeres domésticos e na solução dos problemas que aparecem no lar.
4-     Elogie tudo o que lhe agrada dentro do lar, e se necessário, critique de forma educada e construtiva o que não lhe agrada.
5-     Respeite as idéias, os sentimentos e os pensamentos de seus familiares, sabendo que têm um profundo valor e sentido para eles.
6-     Cumpra os seus deveres domésticos, fazendo a sua parte e sendo o primeiro a dar o bom exemplo.

Do livro amor em família, de Geziel Andrade, editora EME


Ao levantar-se
Agradeça a Deus a bênção da vida, pela manhã. Se você não tem o hábito de orar, formule pensamentos de serenidade e otimismo, por alguns momentos, antes de retomar as próprias atividades.
Levante-se com calma.
Se deve acordar alguém, use bondade e gentileza, reconhecendo que gritaria ou brincadeiras de mau gosto não auxiliam em tempo algum.
Guarde para com tudo e para com todos a disposição de cooperar para o bem.
Antes de sair para a execução de suas tarefas, lembre-se de que é preciso abençoar a vida para que a vida nos abençoe.
                                                                                                                André Luiz e Chico Xavier, 
                                                                                           do livro Preces e Mensagens Espirituais


Ante o próximo
...E quem é o meu próximo? – indaguei ao coração da vida, e o coração da vida obedecendo a lei respondeu com voz clara e decidida:
Olha em redor de ti, onde o dever te leve, do espaço livre e amplo à senda estreita e breve.
Fita em teu próprio lar:
É teu pai, tua mãe, teu irmão, teu parente, e mais alguém do grupo familiar. É o vizinho piedoso e intransigente; é o mendigo a esmolar que te visita a porta; o amigo suscetível de amparar-te.
É aquele que padece privação ou problema em qualquer parte.
É aquele que te esquece e o outro que te humilha, a esconder-se no ouro em que se alteia e brilha para depois cair quando se desilude.
É aquele que se faz bandeira da virtude, e outro que te apóia ou te faz concessões.
É aquele que te furta o lugar e o direito, alimentando a sombra do despeito sem que te saiba ver as intenções.
É a mulher que te guia para o bem e a outra que atravessa as áreas de ninguém, avinagrando corações...
O próximo, afinal, seja onde for, será sempre a criatura que te busca onde estás procurando por ti o socorro da paz, rogando-te bondade, amparo e compreensão, amizade e calor, dando-te o nobre ensejo de seguir para a luz na presença do amor.
E posso sem o próximo viver?- perguntei comovida e disse novamente o coração da vida:
Acende sem cessar a luz do bem, trabalha, serve, crê, chora, sofre e auxilia...
Sem o próximo em tua companhia nunca serás alguém
                                 Maria Dolores  e Chico Xavier, 
                                    do Livro Estradas e Destinos


Saudade à minha mãe
Quantas cidades vi! pelas estradas,
Pensava em ti, de caminho a caminho!
Ansiava chegar ao nosso ninho,
Para beijar-te, enfim as mãos cansadas,,,

 Voltava ao nosso sítio sem vizinho
Onde fazia as minhas traquinadas,
Sem esquecer-te as preces de carinho,
que tenho na memória resguardadas.

Tudo passou... O tempo corre e avança,
Apenas teu amor me domina a lembrança...
Teus canteiros de flores, onde estão?

Vives no alto além... Estás, porém, comigo,
Quero rever-te em nosso lar antigo,
Na saudade sem fim do coração!
Antônio serra e Chico Xavier



Mãezinha querida:
No seu dia abençoado, quando tantos salões se abrem, festivos, para glorificarem seu nome, quero contar-lhe que é em você que eu penso todos os dias.
Quando volto à casa, depois dos estudos, com os dedos manchados de tinta, penso em você para guardar meus livros e lavar minhas mãos,
Quando alguém me aborrece ou magoa, corro para você com o desejo de ocultar-me em seu colo.
Quando o cansaço me encontra, cada noite, busco você para dormir tranquilamente.
Mãezinha, quando eu errar, não me abandone… Ampare-me nas asas doces dos seus braços e ensine-me a andar no caminho reto,
Você ainda não viu quanto a amo? Fico triste se você chora e estou alegre quando você sorri,
Por onde vou, sua imagem está sempre comigo, porque você é o Anjo que Deus colocou na Terra para guiar-me os passos.
Adoro você, estou em seu carinho, como a flor no coração amoroso da árvore…
Por isso, Mãezinha querida, penso em você, não somente hoje, mas sempre, eternamente…
Livro: Mãe Antologia mediúnica.
Psicografia: Francisco Cândido Xavier pelo Espírito de Meimei.



Ante o natal
Setembro! Dias de animação, esperança e amor...
É a primavera.
Homenagem tão linda quão sincera
Que o tempo faz ao nascimento do Senhor!...

As aves cantam na floresta,
As flores desabrocham nos jardins,
Há uma epopéia de rosas e jasmins,
Anunciando que, em tudo será festa.

As crianças recebem presentes
Para sorrirem e estudar,
Os adultos sentem a ventura de agir e trabalhar,
E os jovens fazem esporte mais contentes...

As famílias promovem milhares e milhares de cartões,
Multiplicando votos de saúde e felicidade,
É a renovação da cristandade,
Entrelaçando corações...

E nós todos irmãos
Que somos, espíritas cristãos,
Sentimos em nós um mundo novo,
Aconchegados ao povo,
E para isso unimos nossas mãos.

Ante o natal espalhemos coragem e alegria,
Aguardando o pão de cada dia
Preparemos o natalício,
Revivendo os nossos ímpetos de amor.

Juntos distribuiremos conforto
E sejamos mensageiros de alegria...
Amando-nos sempre mais uns aos outros
Conservemos em nós o dom de amar.

Comunicando, na condição de fiéis cristãos,
Buscando semear os dons da grande luz,
E assim sirvamos, trabalhemos e amemos,
Sabendo sempre agir, entender e perdoar
Na sagrada Doutrina de Jesus
Maria Dolores e Chico Xavier


Amparo à criança
Se nos propomos a edificar o futuro com o Cristo de Deus é necessário auxiliar a criança.
Se desejamos solucionar os problemas do mundo, de maneira definitiva, é indispensável ajudar a criança.
Se buscamos sustentar a dignidade humana, abolindo a perturbação e imunizando o povo contra as calamidades da delinqüência, é preciso proteger a criança.
Se anelamos a construção da Era Nova, na qual as criaturas entrelacem as mãos na verdadeira fraternidade, em bases de serviço e sublimação espiritual, é imprescindível socorrer a criança.
Entretanto, convenhamos que os grandes malfeitores da Terra, fazedores de guerras e os verdugos das nações, via de regra, foram crianças primorosamente resguardadas contra quaisquer privações na infância.
E ainda hoje, os jovens transviados habitualmente procedem de climas domésticos em que a abastança material não lhes proporcionou ensejo a qualquer disciplina, pelo conforto excessivo. Urge, pois, não só amparar a criança, mas educar a criança e induzi-la ao esforço de construção de um mundo melhor.
Batuíra, do livro Mais Luz, (GEEM)

"Cumprir as leis de trânsito é exercer a cidadania. Trânsito também é segurança pública."

A criança e Deus
Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:
- "Dizem-me que estarei sendo enviado à Terra amanhã... Como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?"
E Deus disse:
- "Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você."
Criança:
- "Mas diga-me: aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?"
Deus:
- "Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz."
Criança:
- "Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?"
Deus:
- "Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar."
Criança:
- "E o que farei quando eu quiser Te falar?"
Deus:
- "Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar."
Criança:
- "Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?"

Deus:
- "Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida."
Criança:
- "Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais."
Deus:
- "Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre dentro de você."
Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas. A criança, apressada, pediu suavemente:
- "Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo."
E Deus respondeu :
- "Você chamará seu anjo de ... 
MÃE!"
                                                                                             Autor não conhecido



************************
A importância do trabalho do psicólogo no processo de envelhecimento
Com o avanço das ciências, a expectativa de vida aumentou  em relação a estarmos vivendo com mais qualidade.
Os longevos de hoje são diferentes daqueles da época de nossos avós. Seu perfil é outro porque estão construindo uma identidade própria, que inclui desde um novo visual até a luta pela manutenção da auto estima.
O trabalho do psicólogo colabora justamente nesse processo, mantendo o idoso, ou melhor o adulto maduro com uma postura ativa na busca de recomeço no trabalho, de retomada de estudos, de participação nos esportes, nas artes e de realizações de necessidades afetivas.
Para isto dispõe de atividades que estimulem a todo momento, desde atividades básicas ( banho, comer, vestir-se) à tarefas domésticas, indicadas para estimular a vaidade, despertando as atividades sensório-motoras e retreinamento cognitivo.
Cada pessoa envelhece à sua maneira, podendo tanto levar uma vida ativa e sadia quanto ter dificuldade em encontrar prazer de viver ou tornar-se extremamente dependente dos outros.
Um número considerável de doenças e sintomas carecem de tratamento, pois podem ocorrer equívocos por falta de conhecimento dos transtornos apresentados no envelhecimento. Portanto, sempre que uma pessoa idosa esquece algo ou confunde uma palavra é logo considerada esclerosada.
De modo geral o psicólogo vai analisar, projetar e adaptar condições que melhorem a qualidade de vida do idoso, e alterações na sua condição de saúde como demência e a depressão que tendem a aumentar nesta fase da vida. Procurando também mostrar o quanto é importante o apoio familiar.
                Se no olhar dos jovens se vê a chama, no olhar dos velhos se vê a luz.” Victor Hugo
  
                                                                                                          Lívia Amin lima da Silva




************************

Entrevista do Grupo Espírita da Caridade para Clay da Silva Souza, aluno do 8° período do Curso de Jornalismo da Fagoc_ Faculdade Ozanam Coelho_ Ubá MG
                                             Pessoas entrevistadas
Nome completo: Maria Imaculada Singulani de Barros
 Idade: 61 anos
 Profissão: Aposentada como Agente administrativo
Nome completo: Sidney de Freitas Barroso
Idade: 35 anos
Profissão: Agente Comunitário de saúde/Endemias

A campanha tem algum nome específico? Não, mas poderíamos chamá-la de Campanha da União fraternal: Um amparo às vítimas das enchentes nas cidades vizinhas.
Como funciona a campanha? Fizemos uma chamada em cada reunião pública no Centro Espírita Ismael, solicitando o que sabíamos ser necessário, pedindo que as doações fossem entregues nos postos de coletas. Nosso companheiro, Marcelo, recolheu em alguns lugares sendo, um desses, a Associação de Amparo à maternidade.
Há alguma parceria? Sim. Temos uma parceria com os Espíritos amigos benfeitores  e todos os irmãos colaboradores que auxiliaram neste projeto, doando o que estava ao alcance de todos.
Quem quiser doar, deve proceder de que forma? Pode procurar qualquer uma das casas espíritas filiadas à AME _ Aliança Municipal Espírita_ ou pode deixar na AAMCIN Associação de Amparo à Maternidade, Crianças e Idosos Necessitados, em Ubá, MG, localizada na Avenida José Rezende Brando, n° 461, Bairro Bom Pastor
Qual será o destino do material arrecadado (cidades atingidas)?
A cidade de Guidoval, a princípio, é prioridade.

Como está sendo feita a divulgação? Nas reuniões públicas e doutrinárias das casas espíritas e através do contato no dia a dia com as pessoas.

As pessoas que queiram ajudar podem participar de alguma forma, além de fazer a doação? Sim. Podem participar indo até às casas e famílias atingidas, fazendo uma oração, uma prece, dando um palavra de ânimo e encorajamento, vibrando positivamente para que nossos irmãos, que estão passando por essa difícil situação, superem esta tragédia e reconstruam suas vidas.
Os representantes dos centros espíritas estarão em Guidoval no próximo dia 23 01 2012 para verificarem o que poderão fazer junto das famílias para uma ajuda mais pessoal. Estão todos convidados.

Quais donativos estão sendo aceitos? Roupas, (toalhas de banho, agasalhos, roupas de cama, calçados, etc.) alimentos, material de limpeza e de higiene pessoal, brinquedos, ração para cães e gatos, fraudas, eletrodomésticos, e posteriormente, móveis e utensílios.
 E quais há maior necessidade de arrecadação (cidades como Guidoval estão em excesso de algumas arrecadações e falta de alimentos/roupas, específicos)? No momento estão precisando mais de material de limpeza, tais como rodo, vassoura, desinfetante, sabão em pó, sabão em barra, detergente, pano de chão, cloro, e material de higiene pessoal, tais como creme dental, escova de dente, fio dental, sabonete, shampoo e coisas do gênero.


Para você, qual é a satisfação em poder ajudar estas pessoas tão necessitadas, atingidas pelas enchentes? E a importância das pessoas agirem a favor do próximo em momentos delicados como o que estamos passando em nossa região?
O bom seria se não houvesse situações assim, mas já que elas estão acontecendo e fazem parte de nosso cotidiano é necessário que nós, espíritas, católicos, evangélicos umbandistas, adeptos ou não de qualquer segmento religioso, formemos um exército da paz e façamos um exercício de cidadania, enxergando a dor e as dificuldades desses nossos irmãos, e façamos, assim, algo para aliviar esse martírio em suas vidas, pois o objetivo nosso aqui na Terra é trabalharmos para nós e para o próximo, seguindo o exemplo de Jesus que em todo momento procurou alimentar-nos não só de pão, mas de esperança e espiritualidade.
É da Lei Divina e natural que o mais forte ajude ao mais fraco e que sejamos solidários hoje para atrairmos, pela lei de sintonia, esta solidariedade para nós.
A alegria advém do dever cumprido, em nome do amor, que nos reúne neste planeta de luz que o Senhor da Vida nos outorgou para nossa evolução.
Somos servos de Deus e tudo que temos na verdade é empréstimo do Pai para usarmos em prol do bem da coletividade humana.
Às vezes ficamos preocupados com coisas fúteis como vestir roupas de marca, curtir a vida, trocar de carro, trocar de móveis, beber, e não paramos para pensar um pouco em nossos irmãos que sofrem com essas calamidades.
Além das chuvas temos enxurradas de drogas lícitas e ilícitas devastando nossa sociedade. Temos a enchente da guerra no trânsito, matando diariamente. Temos a tempestade da discriminação racial, social, religiosa, cultural e profissional fazendo estragos de diversas ordens em nosso meio.
Temos os ciclones da politicagem, onde até mesmo nessa época encontramos pessoas se aproveitando da situação para se promoverem politicamente para angariar votos.
Se fôssemos mais solidários e deixássemos de lado o fanatismo pelo futebol, novelas, artistas, e enxergássemos os envolvidos nestas catástrofes e muitas outras como irmãos, sem dúvida nosso mundo estaria melhor. Mas tudo isso passará. Esses momentos são passageiros. Tudo irá se refazer.
Doar é algo que preenche aquele vazio existencial que habita em nós e recebemos em troca boas vibrações. Quanto mais damos de nós mais receberemos e teremos nossa consciência em paz pelo dever cumprido. Para ressaltar a importância de sermos fraternos deixamos aqui uma frase do poeta e orador Fidelis Alves:
Disse-me um sábio do Além:
- "A luz divina da paz,
Não brilha no que se tem
Mas sim no bem que se faz "".
Que Jesus nos abençoe!
Grupo Espírita da Caridade
Rua José Rezende Brando, número 461 bairro Bom pastor, Ubá - Minas Gerais
Reuniões: Segundas e sextas às 19h30


Nenhum comentário:

Postar um comentário